Quais os cuidados que devemos ter na montagem de conectores em cabos ópticos?

A montagem de conectores em cabos de fibra óptica requer especialização e cuidado.

A linha de montagem deve ser planejada para garantir que não haja contaminação da fibra óptica por impurezas como poeira, graxa dentre outras.

Os equipamentos utilizados na linha de montagem são: Máquina de Corte de Fibra Óptica, Forno para cura da Cola, Máquina de Crimpagem, Máquina de Polimento, tanque de limpeza, Microscópio, Equipamento de Teste de Perda por inserção e reflexão e Interferômetro.

A primeira etapa do processo de preparação da fibra para montagem do conector requer cuidado e atenção, porém é menos crítica do que a montagem e o polimento.

A montagem do conector exige atenção e equipe especializada, a escolha da cola para fixação da fibra também é muito importante.

Máquina de Polimento de Fibra Óptica

Já no polimento além de escolher corretamente as lixas para o polimento e os equipamentos corretos, o ambiente precisa ser isolado pois aqui o processo de contaminação é ainda mais crítico.

Após o processo de polimento é necessário inspecionar visualmente com a utilização de um microscópio 100% dos conectores montados na fibra óptica.

Quando aprovado na visualização, os cabos ópticos e seus conectores devem ser testados no equipamento de perda por inserção e perda de retorno a fim de garantir a perfeita passagem de luz e o mínimo possível de perda na montagem do conector.

Teste de perda de inserção e retorno

Na CPE do Brasil os cabos e conectores são 100% testados e o laudo de certificação é emitido para cada cabo.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse Fibra Óptica.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *